Muitas pessoas tem me telefonado interessadas em conhecer e participar dos Encontros (de pais e cuidadores de crianças com autismo para capacitação em ABA), então achei importante descrever um pouco sobre o projeto para que as pessoas conheçam a finalidade desse trabalho. Vou contextualizá-lo para que possam entender a nossa proposta:
A literatura sobre autismo tem indicado que intervenções que mostram melhores resultados com essa população estão baseadas em 4 tópicos:
1) intervenção precoce (ou seja, quanto mais cedo começar, melhores serão os resultados);
2) intervenção intensiva (a literatura americana chega a indicar de 20 a 40h de estimulação diária);
3) estratégias fundamentadas em análise do comportamento (é em suma o chamado "tratamento ABA", porém outras estratégias que funcionam como o PECS, o TEACCH, o Son Rise, o Currículo Funcional, entre outras, também são baseados em análise do comportamento) e
4) participação dos pais (quanto mais participativa a família, melhor).
Apesar de esses tópicos serem fundamentais, na nossa realidade brasileira é praticamente inviável um tratamento nesses moldes. Por exemplo, se tivéssemos que estimular uma criança com autismo num tratamento ABA por 20h semanais teríamos dois problemas: não acharíamos terapeutas comportamentais disponíveis e se achássemos o custo do trabalho seria inviável para a maioria das famílias.
Assim, a proposta do nosso projeto é capacitar pais e cuidadores de crianças com autismo em analise do comportamento para que eles possam atuar com suas crianças o máximo de horas por dia de maneira efetiva.
O projeto tem duas linhas de atuação; 1) Curso de capacitação teórica de pais e cuidadores em análise do comportamento (ABA) realizado em encontros mensais e 2) acompanhamento e intervenção com as famílias.
O projeto é meu (Camila-psicóloga), da Rafiza (fonoaudióloga) e da Analice (TO), com apoio da AMA-MG (Associação de Amigos do Autista-MG) e da DiaDia.
É importante ressaltar que os encontros são destinados exclusivamente a pais e cuidadores. A abordagem não é direcionada a professores e nem a profissionais especializados como fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas, etc. Posteriormente faremos encontros destinados a professores e profissionais, que atenderão melhor a demanda desses profissionais.
Qualquer dúvida basta entrar em contato pelo e-mail: contatocompaisecuidadores@yahoo.com.br